TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

O Projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis é uma formação para educadores de escolas públicas, que utiliza as novas tecnologias como ferramenta para a garantia da aprendizagem de todos os estudantes, com e sem deficiência, nas classes comuns, a partir do diálogo entre a educação e a tecnologia.

Cada escola define um desafio pedagógico e constrói seu Material Pedagógico Acessível, com uso da tecnologia, que irá contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da sua turma. Desde 2018 foram realizados mais de 150 protótipos colaborativos no formato presencial e online.

Para saber mais, acesse os vídeos dos tutoriais dos materiais no site Diversa do Instituto Rodrigo Mendes (link).

TOY LAB - BONECXS PARA TODXS

Utilizamos a tecnologia da impressão 3D para criar bonecxs que valorizam e resgatam a cultura brasileira e discutir questões como: gênero, etnias, padrões de estética,  representatividade, visibilidade, entre outros.

Nas oficinas, seus criadores elaboram narrativas e customizam os bonecxs artesanalmente com tecidos, tintas, cabelos e outros materiais. 

Para nós, brincadeira é coisa séria! Nossxs bonecxs são os mediadores para falar e refletir sobre aquilo que queremos dizer para o mundo!

PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

Quem disse que aprender robótica e programação é difícil?​

A programação, a eletrônica, a fabricação digital e a robótica são algumas das nossas ferramentas para trabalhar de maneira criativa e inovadora para criar cursos, projetos e traquitanas acessíveis, de baixo custo e que tornem o aprender fazendo cada vez mais divertido.