Laboratórios de Tecnologia Cidadã

O QUE É O LABTEC?

É um laboratório que utiliza metodologias participativas para identificar oportunidades e potencialidades em um território e, a partir disso, construir projetos colaborativos que resultem em um protótipo com o uso da tecnologia. 

OBJETIVOS

. Apresentar e experimentar as novas tecnologias e entender como elas podem contribuir para a solução de desafios locais;

. Desenvolver um projeto que utilize as tecnologias apresentadas;

. Mapear recursos locais e implementar um projeto na comunidade. 

PROJETOS

. Instituto Favela da Paz (Jd Nakamura, Zona Sul – SP)

. Sos Aldeias Infantis (Poá – SP)

. Projeto Amigos das Crianças (Pirituba, Zona Norte – SP)

LABTEC - Instituto Favela da Paz

O Periferia Sustentável, no Instituto Favela da Paz tem como linha condutora a sustentabilidade, abrangendo temas como: alimentação, energia solar, biodigestão, entre outros.  O LabTeC seguiu essa temática e, a partir de um trabalho participativo com os jovens, definiu-se que o protótipo seria uma Horta Comunitária Eletrônica, ou seja, irrigada automaticamente, através de uma placa de luz solar que fornece energia para um sensor de umidade controlado por um arduíno.

Com saídas à campo para leitura do bairro e entendimento das principais prioridades, os moradores foram entrevistados e, posteriormente, sensibilizados para a implantação da horta na mina de água do bairro.  

Com atividades mão na massa como: eletrônica para a irrigação automática, fabricação digital para as placas informativas e marcenaria para a estrutura, os participantes tiveram a oportunidade de experienciar o uso de tecnologias de ponta e protagonizar um projeto que possui relevância para àquela comunidade.  

LABTEC - SOS Aldeias Infantis - POÁ

O LABTEC na ONG SOS Aldeias Infantis durou 3 meses e tinha o objetivo de apresentar as novas tecnologias presentes no Movimento Maker para jovens do município de Poá – SP e desenvolver um projeto que tivesse relevância para a comunidade. O projeto teve as seguintes etapas:

. Apresentar e experimentar as novas tecnologias e entender como elas podem contribuir para a solução de desafios;

. Mapear recursos locais e implementar um projeto na comunidade.

. Desenvolver um projeto que utilize as novas tecnologias;

PROJETO FINAL

Disseminar a informação sobre a importância da reciclagem e contribuir para que a Aldeias inicie a reciclagem na unidade Poá. Para isso foram realizadas 3 ações:

. Jogo da lixeira, um jogo em forma de lixeira, que a partir de um sensor de presença, emite um áudio a cada objeto que é jogado dentro da boca da lixeira e que orienta as pessoas a respeito da reciclagem do lixo.

. Intermediação com cooperativa para coleta de lixo reciclável na Aldeias Poá.

. Criação de uma composteira para resíduos orgânicos.